Como Cristo pode ser “o primogênito de toda a criação” (Cl 1:15) sem ter sido criado?
Ao longo da história do cristianismo, houve muita discussão a respeito do significado do termo “primogênito” (grego protótokos) quando usado em relação a Cristo. No Novo Testamento, Cristo é chamado de “o Primogênito” (Hb 1:6), “o primogênito de toda a criação” (Cl 1:15), “o Primogênito dos mortos” (Ap 1:5), “o primogênito de entre os mortos” (Cl 1:18) e “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).
Para
entender essa questão, é importante ter em mente que, entre os
israelitas, todo o primogênito deveria ser consagrado ao Senhor (Êx
13:1-16; ver Lc 2:22-24), recebendo herança “dobrada” em relação aos
demais irmãos (Dt 21:15-17). Embora o termo “primogênito” seja
normalmente usado para designar o primeiro filho de um casal, ele é
também empregado na Bíblia em relação a um dos demais filhos, que não o
mais velho, mas que tenha se destacado entre os seus irmãos. É neste
sentido que Deus qualificou a Israel, que não era a nação mais antiga
da terra, de “meu primogênito” (Êx 4:22); a Efraim, o segundo filho de
José e Azenate, de “o meu primogênito” (Jr 31:9); e a Davi, o mais novo
dos oito filhos de Jessé, de “meu primogênito, o mais elevado entre os
reis da terra” (Sl 89:27).
Cristo é qualificado de “o primogênito de
toda a criação” (Cl 1:15) em um contexto que O enaltece como o
Criador que está acima de toda a criação. Em Colossenses 1:15-17, Paulo
afirma que Cristo “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a
criação; pois nEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a
terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer
principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.
Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste.”
Se o próprio Cristo fosse uma criatura do
Pai, como alegam alguns pretensos cristãos, como poderia o texto
acima afirmar que “tudo” o que foi criado foi “por meio dEle” criado? Se
Cristo houvesse sido gerado em algum momento da eternidade, como
poderia ser chamado em Isaías 9:6 de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”?
Nesse caso, Ele não seria “Pai da Eternidade”, mas simplesmente
uma criatura que veio à existência em algum momento específico da
eternidade! Cremos, porém, que como “o primogênito de toda a criação”
Cristo é o Soberano absoluto sobre toda a criação, pois “nEle habita
corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Cl 2:9).
Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista Sinais dos Tempos, novembro/dezembro de 2001. p. 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário